quarta-feira, 1 de abril de 2009

As Crônicas Vampirescas - Parte 1


Tom
Cruise como Lestat
Sou compeltamente viciada em vampiros (os bons e velhos), este é o primeiro post de sobre uma série de livros clássicos da "literatura vampira": "As Crônicas Vampirescas" de Anne Rice. Vamos começar pelos 2 primeiros volumes. Primeiro "Entrevista com o vampiro" que narra a biografia do vampiro Louis (se é que vampiro pode ter biografia) à partir de uma entrevista dada pelo próprio. Seu nascimento como vampiro, sua dor pelo seu destino sangrento, seu amor pela pequena criança vampira Cláudia, o plano (idealizado pro Cláudia) de destruir deu criador, Lestat, descrito por ele como uma criatura sangrenta e cruel. Tudo isso numa narrativa simplesmente envolvente. Para quem prefere cinema aos livros o filme "Entrevista com o vampiro" é uma boa opção, ele é estrelado por Brad Pit (Louis), Tom Cruise (Lestat) e KirstenDunst (Cláudia).

Stuart townsend como Lestat

O segundo volume é "O Vampiro Lestat", que é uma biografia escrita pelo próprio, em que ele conta desde o início de sua vida humana, neste livro ele reconta com as palavras dele a história do primeiro livro (que inclusive o próprio Lestat leu). Suas aventuras e fugas da juventude, sua luta com uma alcatéia de lobos,  sua relação com o violinista Nicholas, sua transformação pelo vampiro Magnus, seu embate com a congregação dos Filhos das Trevas, liderada por Armand, a fundação do Teatro dos Vampiros, a criação de Gabrielle, mãe mortal e filha imortal de Lestat. Tudo isso na melhor narração possível, envolvente, ecitante e divertida. A opção cinematográfica é "A Rainha dos Condenados" que na verdade é o terceiro volume das crônicas, mas pela falta de um filme para o segundo livro, tiveram de contar a história de Lestat neste filme mesmo, o resultado é que a coisa ficou um tanto deturpada, por isso a leitura é indispensável. "Come out, come out, wherever you are!"

2 comentários:

Unknown disse...

pow kell, faz outra matéria falando algo estilo 10 MOTIVOS PARA QUE VOCÊ TENHA QUE ASSISTIR A RAINHA DOS CONDENADOS.... esse filme é o que há!

Naraluisa disse...

Sua descrição tanto do entrevista com o vampiro quanto o vampiro lestat ta mto boa! ^^ e o primeiro filme eu tb achei uma adaptação ótima!
o segundo, ta mal feito e a historia naum ta deturpada, ta um lixooooo!!!!!!!! a unica coisa q salva foi q eu gostei da atuação do stuart como lestat! O jeito q ele fala e tal e coisa, ah! A mulher q fez a akasha (eskeci o nome agora) tb trabalho bem (por mim) ^^