sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bom, bonito e saudável 2 - Macrobiótica

         Descobri recentemente que meu blog tem uma tag "comida" hehe, aquela que abandona o blog e nem lembra sobre quais assuntos fala. Mas ok, descobri isso na minha última organização por aqui. O único post com essa tag é "Bom, bonito e saudável" que faz um comentário básico sobre dieta vegetáriana, que eu sou fã mas nunca vou conseguir seguir.
         O próximo post da tag é seguindo a mesma linha, é sobre um tipo de dieta que andei pesquisando, a macrobiótica.
         A macrobiótica (do grego: macro = grande,bio = vida, significa “vida longa”, “grande vida” ou, ainda, “vida perfeita”) é um regime alimentar e de vida baseado na cultura oriental. É um estilo de vida que segue o princípio de alma sã em corpo são. O japonês George Ohsawa (1893-1966) é o principal responsável pela divulgação dessa cultura no ocidente. A Macrobiótica considera que o alimento principal para os seres humanos são os cereais integrais, comidos crus, cozidos, assados, fritos, germinados, enfim, em inúmeras formas de preparo e apresentação, além de legumes e frutas frescas. É destacado equilíbrio sódio-potássio na escolha e no preparo da alimentação. A proporção dos mesmos deve se aproximar, na alimentação, da proporção existente nas células do organismo humano, o que não quer dizer que precisaremos de uma tabelinha analítica da ocorrência desses dois elementos nos alimentos. A habilidade em discernir essas características vem com a prática, através da observação e meditação sobre os conceitos de Yin e Yang, principais colunas do pensamento dialético oriental.
        O bom dessa dieta é que existe uma infinidade de grãos, cereais, frutas e legumes, ou seja, há uma infinidade de pratos que podem ser feitos, inclusive feijão com arroz, ou seja, não é nada de outro mundo. Eu sei que não é simples aderir à uma nova forma de alimentação, mas pra quem está disposto as esperimentar uma vida mais saudável é uma boa pedida. Vale ressaltar que essa, como qualquer outra dieta, não exige uma mudança brusca dos hábitos alimentares, esta mudança deve acontecer aos poucos.
        Ok, espero ter dado uma boa dica, fiquem bem, fiquem saudáveis.

Fontes: Wikipédia
               Curupira

Nenhum comentário: